quinta-feira, 19 de abril de 2007

Abertura do Sun Tech Days

Estou aqui no Sun Tech Days em São Paulo, os próximos textos que eu postar aqui não terão acento. Estou numa máquina do connecting point que aparentemente não possui suporte a caracteres especiais (Atualizado: Agora no hotel estou corrigindo os acentos). Já adiantando, a coisa mais engraçada do evento é o serviço de tradução simultânea. Os tradutores não tem nenhuma familiaridade com os termos de informática, soltando perólas engraçadíssimas.

Logo na primeira palestra tivemos uma bela parábola sobre ciclo de vida de software. Uma comparação mostrando que assim como é mais produtivo para os cientistas fazerem esperiências em animais menores, como ratos e insetos, do que com animais maiores, como um elefante por exemplo, também é melhor para programadores trabalharem no desenvolvimento de softwares com ciclos de vidas mais rápidos e de contínuo feedback.

Falou-se muito sobre a separação entre VM e a linguagem Java, mostrando qual o objetivo da Sun no suporte a linguagens de script. O que ocorre hoje é que essas linguagens possuem cada uma a sua própria VM. A idéia da Sun é que no futuro todas rodem em uma mesma VM, tornado-as portáveis para diversas plataformas. Inicialmente isso se dará com uma camada de biblioteca java, mas no futuro a idéia é tirar essa camada. O Java 6 já possui suporte a javascript.

Nenhum comentário:

Postar um comentário