segunda-feira, 9 de abril de 2007

A busca de seu site no firefox

ATENÇÃO: O seguinte artigo mostra como adicionar uma busca somente no Firefox. Para ver como adicionar em diversos navegadores, como o próprio Firefox e o Internet Explorer, utilizando o padrão OpenSearch abra o artigo Busca com OpenSearch no Firefox e IE7




Quer disponiblizar a busca de seu site ou blog direto no Firefox? Isso é fácil fácil, basta primeiro criar um arquivo src contendo um xml nos moldes do seguinte exemplo:
<search 
name="Titulo do site"
description="Descricao do site"
action="http://endereco.do.site/busca"
searchform="http://endereco.do.site/busca"
method="GET"
version="1.0">
<input name="q" user="">
</search>
<browser
update="http://endereco.do.site/busca-firefox.src"
updateicon="http://endereco.do.site/busca-firefox.png"
updatecheckdays="7">
</browser>


Calma calma, parece um descritor complicado mas não é. Primeiro na tag search devemos preencher o titulo do site e depois a descrição. O atributo action indica o executor da busca: um servlet, cgi, o que for, que receberá um determinado parâmetro de busca. O nome desse parâmetro é indicado na tag input.

A tag browser indica quando esses descritor deve ser atualizado e onde deve ser buscado. Veja que tem o endereço de um icone, atributo updateicon. É importante que o tamanho desse icone seja 16x16, caso contrário fica esquisitão.

Depois de criado seu e disponibilizado o descritor, basta colocar o link para que os usuários adicionem sua busca no firefox. Segue o exemplo do javascript que faz isso:
<a href="javascript:window.sidebar.addSearchEngine('http://endereco.do.site/busca-firefox.src','http://endereco.do.site/busca-firefox.png','Busca no meu site','png');">
Adiciona busca do meu site
</a>


Recentemente disponibilizamos aqui na globo.com a busca do nosso portal de vídeos, o Globo Vídeos, para ser colocado no firefox. Veja como fica:

Adiciona busca do Globo Vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário