segunda-feira, 23 de abril de 2007

Linguagens de script no Java no Sun Tech Days

Palestra muito interessante mostrando a capacidade do Java 6 de executar linguagens de script. Basicamente existem duas formas de se executar uma liguagem de script no Java, por dentro de uma classe ou utilizando o executavel jrunscript.

Dentro de uma classe é preciso pegar o ScriptEngine utilizando o ScriptEngineManager. O ScriptEngine possui um método eval(String ou Reader) que executa um script apartir de uma String ou apartir de um arquivo utilizando um Reader. Para invocar funções utiliza-se o método invokeFunction(String), e nessa chamada pode-se indicar os parâmetros da função pois é um método que utiliza varargs.

Outra coisa legal é o método put que serve para colocar objetos Java dentro do script. As alterações ocorridas neste objeto dentro do script são refletidas fora do script. Também foi mostrado um exemplo de javascript importanto classes Java, com a função importPackage.

Muitos se perguntam se esse suporte a linguagens de script é mesmo necessário e o palestrante deu uma boa idéia do porque é sim importante. Primeiro porque a idéia é que o Java se separe de sua VM, de forma que esta VM possa rodar não só em diversas plataformas como também diversas linguagens. Segundo porque poder executar script apartir de classes Java é muito bom para customização de sistemas, principalmente na área financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário