segunda-feira, 23 de abril de 2007

Sobre JSF no Sun Tech Days

Nessa palestra falou-se sobre as qualidades e defeitos do JSF, motivos para utilizá-lo, e sobre o futuro deste framework. Ao final foram feitos alguns rápidos exemplos utilizando o Visual Web Pack em conjunto com o Sun Java Creator.

Interessante foi saber que no futuro o JSTL e o JSF estarão no mesmo pacote. Ou seja, a Sun está fazendo de tudo para que o JSF enfim ganhe mercado. Hoje o JSTL é utilizado em conjunto com outros frameworks, mas se o JSF vier junto com o JSTL, será estranho utilizar outro que não o JSF.

Outra ponto citado que eu já havia lido a respeito é que com o JSF é possivel que uma mesma página gere resultado em vários formatos, não só HTML. Basta utilizar algum RenderKit diferente do HTMLRenderKit. Pena que não foi mostrado nenhum exemplo, esse é mais um assunto que merece que eu faça uma boa pesquisa.

Ao final a palestrante mostrou dois exemplos, um parecido com o da palestra do ADF da Oracle, com a diferença de que o Sun Java Creator com o Visual Web Pack funcionou muito melhor que o JDeveloper em termos de desempenho (é bom lembrar que o JDeveloper exibido era uma versão pré-alfa).

O outro era uma integração com o PayPal que gerou um erro na aplicação. Quando isso ocorreu a palestrante ficou tão constrangida que tivemos dois minutos de silêncio absoluto. Felizmente o erro foi corrigido e ela enfim conseguiu exibir o exemplo pra nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário