sábado, 7 de junho de 2008

EDS: Excell Driven Scrum

Para quem não sabe, EDS é o Excell Driven Scrum. Ou vocês achavam que siglas com a palavra mágica Driven serviam somente para Development? Estavam enganados. O EDS ocorre quando o P.O. elabora previamente um planejamento, sprint a sprint, do que deve ser feito pelo time para um longo período de tempo. Este planejamento é então gravado em um arquivo excell read-only.

Pelo pouco que entendo de Scrum, esse padrão é uma maneira muito equivocada de se pôr em prática um ambiente de desenvolvimento ágil. Isso porque a definição dos sprints deveria ser feita com a particiação do time. E mesmo se esse tal planejamento anual fosse feito com o time, ainda sim eu consideraria errado, pois é impossivel prever com muita antecedência fatores ambientais que fatalmente mudam as necessidades e problemas que precisam ser resolvidos.

Além disso, o fato de termos escopos definidos para cada sprint, faz o sprint planning 1 ficar engessado. O time perde a liberdade de sugerir histórias prioritárias que garantam a qualidade do sistema. Isso acaba causando um desgaste durante a reunião, o time não entendendo como o P.O. pode ignorar os possiveis problemas da aplicação e os riscos que eles podem causar, e o P.O. sem entender porque o time não aceita seguir o planejamento anual.

Acontece que muitas vezes o uso deste padrão não é culpa do P.O., é uma parte da cultura anterior à adoção do Scrum que ainda não foi possivel mudar. Contudo, não se pode fechar os olhos para este problema. Para acabar com o EDS, é preciso que o P.O. brigue corajosamente contra ele. O time também precisa bater o pé o máximo possivel para mudar esta cultura. E a briga não é apenas para mudar a cabeça de quem está acima hierarquicamente, é também para mudar suas próprias mentes.

Portanto, apesar de ter pouca experiência com scrum, acredito que utilizar o padrão EDS não é uma boa alternativa de implantação dele. Pela minha vivência de menos de um ano e a participação em apenas um curso, me parece que um dos principais benefícios que o Scrum traz é a liberdade que o time tem para identificar problemas e resolve-los para garantir a qualidade do produto. Com o EDS isso não é possivel.

4 comentários:

  1. Muito bom!

    Uma das grandes vantagens do Scrum e outras metodologias ágeis é exatamente a possibilidade de se mudar o planejamento a toda hora para que a empresa possa responder às diversas mudanças que ocorrem ao seu redor - mercado, clientes, competidores, ambiente interno, etc - com agilidade.

    O uso do EDS vai contra isso!!!

    ResponderExcluir
  2. O problema, ao meu ver, não está em ter um excel sobre o que virá pela frente. Na verdade, o próprio backlog é uma representaçao deste roadmap. O problema é quando este este é read-only; ao invés de se adaptar às mudanças da realidade, as pessoas acabam tentando adaptar a realidade ao planejamento. O final dessa história todos sabemos qual é :-)

    ResponderExcluir
  3. @Vitor Pellegrino
    Toda a razão sobre o problema não ser o excell. Na verdade, o excell só foi uma maneira divertida de falar sobre o assunto. Mas poderia ser um project, um documento do word, um txt... O problema é o read-only.

    ResponderExcluir
  4. clap, clap. mto bom meu nobre.

    usando esse excell RO, o a metodologia deixa de ser ágil, ficando engessada como vc mesmo disse.

    fica como experiência e temos sempre que bater na tecla que as coisas podem mudar a cada sprint. às vezes a cada daily scrum ;)

    o projeto do iP (vc sabe o que eh) está aí para isso mesmo. vai, não vai maldito. :D

    akele abraço.

    ResponderExcluir